domingo, 11 de julho de 2010

passeio florido




Hoje fomos fazer nosso passeio de domingo preparadas para fotografar os lindos ipês roxos (ou rosas) que estão à florescer pela cidade. Depois deles ainda virão os amarelos, lá por agosto e setembro. Durante todo o período de seca e frio ainda poderemos contemplar aqui e ali, mas bem mais raros, também os ipês brancos.

É uma época muito linda em Brasília, pois as cores dos ipês contracenam com um céu límpido e muito azul, além de ser a época de um pôr do sol espetacular, com seus tons de laranja e vermelho filtrados pela seca.




Embora a Árvore Nacional do Brasil seja o Pau-Brasil, são as flores do ipê amarelo que são reconhecidas como flores simbolos do país. De origem tupi-guarani, o nome científico dos ipês é Tabebeuia e significa pau ou madeira que flutua, e ipê em tupi significa "árvore de casca grossa ", que tem , inclusive, propriedades terapêuticas.

Acho que neste ano a florada do ipê amarelo será daquelas memoráveis, pois dizem que quanto mais frio e seco, maior a sua intensidade!

"Olha mamãe! Eu também sou um dos galhinhos da árvore!"

Se todos nós nos sentíssemos assim com certeza o mundo estaria bem mais verde e florido.
Tem uma ong bem interessante que incentiva a plantação de sementes de várias árvores brasileiras. Se quiser saber mais, vai lá: Clube da Semente