quarta-feira, 14 de julho de 2010

ioga




Conheci a ioga, ou o yôga - como preferirem, há uns 6 anos indicada por uma grande amiga-irmã, a Ana Paula. Desde então, não sei mais viver sem.

Dentre as principais linhas, sigo no caminho da hathaioga, que em sânscrito significa a união do sol, energia marculina (ha) e da lua, energia feminina (tha). A hathaioga também é conhecida como o caminho real ou caminho dos reis e, através das posturas (ásanas), exercícios de respiração (pranayamas) e meditação, procura uma conexão com o nosso eu mais puro e divino, transcendente e integrado. Por isso, a ioga é também um jeito de ser e viver a vida. Em cada atitude, em cada momento, podemos exercitar o jeito iogue de ser, que deve ser seguro, firme, alegre, sereno e equilibrado.

O caminho não é fácil, mas o treinamento é prazeroso.

Desde então pratiquei ioga com a Professora Maria Luíza, na Sociedade Teosófica de Brasília - 603 sul, um amor de pessoa. Suas aulas estão comigo do início ao fim. Ela sempre inicia com: " Obrigada senhor, por este momento de paz, saúde e tranquilidade. E que eu esteja em paz com o nosso Deus e com todas as criaturas do universo." Penso nessa frase em várias situações do dia...

Agora gestante estou com a Professora Liana Azoubel, também indicada por uma outra amiga gestante, a Renata. Liana ministra uma aula serena e com muita energia, que nos coloca em contato com a gestação e equilíbra nossas emoções. Pra mim, também indispensável. A foto é lá no espaço em que ela da aula.
Estas são a Liane, professora, e a Renata, que aliás já ganhou a Maitê no dia 30 de junho!

O Professor Hermógenes é uma referência pra quem quiser ler mais sobre yoga. Já publicou vários livros e tem um site bem interessante.

Meu livro de cabeceira é o 1001 perolas de Sabedoria da Ioga. Vale cada página.

Namastê
(O Deus que habita em mim, saúda o Deus que habita em você.)