sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

"isso tem importância?" ou "mas eu não fiz nada!"


Como reflexão do ano que termina aqui e para resumir a lista de "promessas" para o ano novo uso o filme dos Coen como mote. "Um homem sério" é o filme dos irmãos que narra a vida e questionamentos de um físico. Uma comédia inteligente, com questionamentos que de início parecem corriqueiros, meio sem importância, mas que constroem os dilemas morais e éticos que envolvem a trama.

Um fato que me marcou no filme foi a insistência dos personagens em afirmar que nada fizeram para receberem aquele "castigo". E essa é minha primeira reflexão: sim, muitas vezes a gente não tem controle sobre o que acontece, e nem dá pra ficar procurando explicação, mas muitas outras vezes é a gente que direciona nosso caminho. Com isso, espero que em 2011 sejamos mais consciente das nossas atitudes. Agir gentilmente, com carinho, atenção e respeito com os outros e com a gente mesmo quando for possível agir e também saber ficar em observação, silêncio e resguardo quando assim for o melhor a fazer.

Outro ponto interessante do filme é a frase algumas vezes dita em meio a sequência de acontecimentos tragicômicos : "Does it matter?" ou "Is it important?". E é isso. O que é que realmente tem valor nessa vida? Na nossa vida? O que realmente é importante pra vivermos bem, felizes e tranquilos? Que a gente saiba dar teto e prioridade aos nossos desejos. Que a gente gaste energia com o que realmente vale a pena. Que a gente saiba e sinta o que é importante pra gente.

Que 2011 seja um ano feliz.